Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

23/12/2011

Boas Festas e um 2012 muito melhor

Olá a todas e a todos

Não foi um ano fácil para a EJA da rede municipal de Florianópolis e quase se tornou num total retrocesso. Para a EJA estadual no município a mudança da gestão do CEJA de Florianópolis representou poucos avanços no sentido de desburocratizar e mesmo automatizar a oferta de cursos de EJA de ensino médio. Alguns avanços no relacionamento com o IF-SC campus Coqueiros e Centro de Florianópolis mas nos parece que o tipo de oferta para os sujeitos da EJA continua de formação para o trabalho simples e subalterno além de ainda muito tímida a oferta de novas matrículas.

Nosso Fórum Municipal que procurou atuar no sentido de propor avanços nas contratações em carater permanente e de realizar encontros formativos terminou por centrar seus esforços para evitar a perda do regime de 30 horas e a implantação de um plano de curso de forma anti-democrática com base em princípios fragmentários e conteúdos escolares mínimos e infantis. Enfim, em vez de avançarmos no sentido de nos aperfeiçoar, ficou a sensação e a constatação de que retrocedemos um pouco em relação ao que já se havia conquistado. Fica registrado a consolidação de um efetivo apoio do Sintrasem às causas da EJA e a demonstração de posicionamento e enfrentamento coletivo dos professores da EJA de Florianópolis.

Para 2012, espera-se, e iremos trabalhar para, que alcancemos a realização de concurso público, a efetiva atuação do Fórum Estadual nas contendas políticas e principalmente para que mais e mais a EJA seja reconhecida e tratada como Educação Continuada desvinculada dos conceitos e ditames do Ensino Fundamental e Médio.

A todos e a todas ótimos momentos e reflexões neste final de ano e início de um novo, esperando que possamos estar cada vez mais juntos, atuantes e consequentemente mais fortes e mais visíveis.


Tudo de ótimo!
               
José Manoel Cruz Pereira Nunes
Presidente do Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis - FEJAFLORIPA

BLOG: http://www.nucleosejafloripa.blogspot.com/
HOMEPAGE: http://fejafloripa.org.br/
ENTREVISTA: TV Floripa - http://www.youtube.com/watch?v=e2fzkjRI8QE
ABAIXO-ASSINADO: Concurso na EJA - JÁ : http://www.peticaopublica.com.br/?pi=EJA2011

Um comentário:

Antonio fernandes disse...

Olá estou necessitando de sua ajuda.
Me desculpe o atrevimento. Me chamo Antonio Fernandes, estou estudando para professor de geografia do IFRN e estou precisando do seguinte assunto :PROCESSOS COGNITIVOS DE JOVENS E ADULTOS. Se você puder me ajudar em alguma coisa por favor mande para o Email: toinhofffilho@yahoo.com.br