Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

30/06/2009

8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes



Na noite do dia 29 de junho, estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, realizaram uma pré conferência para definição dos delegados que participarão da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes, que acontecerá nos dias 02 e 03 de julho no auditório da Acadepol/Canasvieiras. Participou da atividade a Presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente a senhora Veronice Sutilli. Serão delegados na Conferência os estudantes da EJA: André Mafra (Núcleo Centro Noturno), Bruna Claudino (Núcleo Coqueiros), Caroline Regina Ricardo (Núcleo Centro Matutino), Fernanda Padilha (Núcleo Ingleses/R. Vermelho), Jaqueline Balthazar (Núcleo Canasvieiras), João Carlos Dorneles (Núcleo Centro Noturno), Juliana Costa Oliveira (Núcleo Ponta do Morro), Priscila Moraes (Núcleo Ingleses/R. Vermelho), Tiago Goulart (Núcleo Costeira), Victor de Araújo (Núcleo Santo Antonio/ Sambaqui) e Wellington Alves (Núcleo João Paulo/Saco Grande).

26/06/2009

Colonização e Meio Ambiente: uma visita a Pomerode


Buscando desenvolver a interdisciplinaridade na prática, no último dia 20/06 a equipe do Núcleo Norte I da EJA proporcionou aos alunos do segundo segmento uma visita a cidade de Pomerode com a intenção de que estes conhecessem o Zoológico e o Museu do Imigrante.

Esta atividade além de proporcionar conhecimento in loco, gerou HPEs e oficinas de todas as disciplinas e vem despertando interesse doas alunos em realizar futuras pesquisas relacionadas as diversas temáticas contempladas na visita.

Observou-se que este tipo de atividade (onde ocorre a saída dos alunos da sala de aula), além de ser muito bem acolhida pelo grupo, foi fundamental para ampliar os horizontes culturais dos alunos.

24/06/2009

3º FITA Floripa

Entre os dias 14 e 20 de junho, aconteceu na Capital a terceira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis (FITAFLORIPA), com 19 companhias de teatro de cinco países: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, esse em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Os alunos e professores do Núcleo Centro - Noturno tiveram a oportunidade de assistir o espetáculo Bonecrônicas do gupo Anima Sonho - RS na sexta-feira, dia 19 de junho, às 20h no Tac.

Visite nosso Blog e confira algumas fotos!
Não esqueça de deixar seu comentário!!

http://ejacentrofloripa.blogspot.com

10/06/2009

EJA no Festival Audivisual Mercosul - FAM



Mais de 300 estudantes matriculados nos núcleos da Educação de Jovens e Adultos do Município de Florianópolis estão participando das atividades do FAM - Festival Audiovisual Mercosul.
Entre os filmes assistidos pelos alunos estão os curtas:
Saara - Oásis da Amizade, A distração de Ivan, Um vaso de soda, Dez Elefantes e Subsolo.

Proposta de turma de Alfabetização EJA na Caeira da Barra do Sul


A comunidade da Caeira da Barra do Sul, havia solicitado um encontro com responsáveis pela EJA da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Diante do pedido foi agendado um encontro para o dia 09 de junho na Escola Desdobrada Lupércio Belamino da Silva, às 19h.
A chefia do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Arlete Rios, compareceu ontem ao encontro, bem como lideranças e pessoas interessadas em frequentar o curso de EJA - I segmento.
Dialogou-se sobre a possibilidade de abertura de uma turma de alfabetização para atender as demandas desta comunidade.
Tirou-se como encaminhamento administrar junto a SME a contratação de um professor substituto para o I segmento, realizar parcerias com a Escola Desdobrada Lupércio Belamino da Silva e posteriormente comunicar aos alunos o início das aulas.

09/06/2009

Leitura no Processo de Alfabetização


Neste dia 08 de junho os professores da EJA, que trabalham com o I segmento participaram da formação com a consultora Silvia Oliveira.
O foco do encontro foi a importância da leitura no processo de alfabetização. Os próximos encontros serão nos dias 24 de junho e 01 de julho/ 2009.

01/06/2009

ONG "No Drogas" na reunião da EJA


Nesta última sexta-feira (29/05), na reunião de Coordenadores da Educação de Jovens e Adultos foi recebido para uma conversa o representante da ONG NO DROGAS Paulo Lapa Filho. Durante o encontro, foi refletido sobre a possibilidade de parceria com a ONG no intuito de um trabalho de ajuda às pessoas com dependência química (encaminhamentos, abordagem, diálogo) com envolvimento nas práticas pedagógicas dos cursos de EJA desta secretaria.